Definição

A preocupação central da Fundação Alentejo, de acordo com os seus estatutos e com a tradição de que é herdeira, é a qualificação dos recursos humanos.

A noção de que o desenvolvimento da região depende, em grande parte, da qualificação da população, é um dos pontos cardeais da sua acção.

No entanto, não esgota a sua acção nesta área no âmbito regional. “Formar para o Alentejo e no Alentejo”, não a impede de prestar atenção ao país e a outras dimensões, particularmente a dimensão transfronteiriça e a dimensão europeia.

Desta forma, para a prossecução dos seus fins estatutários, três áreas de trabalho foram constituídas.

A EPRAL- Escola Profissional da Região Alentejo, uma insttiuição de ensino profissional com mais de 20 de anos de trabalho na qualificação inicial de jovens.

O Colégio Fundação Alentejo pretende ser uma resposta de qualidade na área da educação pré-escolar e do 1º. Ciclo do ensino básico, alicerçada numa metodologia inovadora e em práticas educativas de excelência, com forte ligação às necessidades sentidas pelas famílias.

Consciente da necessidade de promover a Educação ao Longo da Vida e de promover as ofertas formativas dirigidas à população adulta, onde os indicadores nacionais se encontram bem abaixo da média europeia, a Fundação aposta igualmente nesta área de trabalho.

Três ofertas orientadas para necessidades e públicos diferentes, mas que se organizam para responder ao desafio de atingir os níveis de qualidade na educação que o nosso país necessita e merece.

EPRAL - Escola Profissional da Região Alentejo

Considerada “estabelecimento de ensino exemplar” pela OCDE em 2000, pela qualidade, diversidade e inovação dos seus espaços, a EPRAL propriedade da Fundação Alentejo, viu assim, reconhecido o seu esforço na promoção de um ensino profissional inovador e de qualidade.

O desenho de uma nova forma de ensinar e de aprender, uma atenção aos equipamentos modernos e actualizados, um corpo docente estável e competente e uma atenção e interacção permanente com o meio empresarial, permitem que a taxa média de empregabilidade ronde, nos últimos anos, mais de 70% dos formandos.

Com três pólos em funcionamento, Elvas, Estremoz e Évora, apresenta uma oferta formativa de qualidade, orientada para as necessidades do mercado de trabalho, não descurando o prosseguimento de estudos dos seus alunos para onde se orienta o percurso de perto de 20% dos seus formandos.

Mais de 20 anos depois da sua fundação, e mais de 4000 diplomados, a Escola Profissional da Região Alentejo é uma referência no Ensino Profissional português.

Mais informação em www. epral.pt

Colégio Fundação Alentejo

O Colégio Fundação Alentejo que iniciou a sua atividade em Setembro de 2011 insere-se na visão da Fundação sobre o que deve ser a qualificação de recursos humanos e a importância de ofertas de qualidade inovadoras nesta área. Realçamos a missão e a visão que o Colégio Fundação Alentejo assume como o seu caminho:

Missão:

“Desenvolver, na Região, um Projecto Educativo indutor de novas práticas na relação da Escola com a Comunidade e que sirva o processo de elevação das qualificações escolares e profissionais dos recursos humanos, em resposta às necessidades de qualificação e desenvolvimento pessoal, induzidas pelo processo de desenvolvimento regional sustentável e pelos desafios da globalização da cultura e da sociedade do conhecimento”.

Visão:

“Consolidar uma resposta educativa integrada, assente num Projecto Educativo inovador, de referência regional e nacional, fortemente entrosada na realidade regional e orientado para os desafios da competitividade e da sociedade do conhecimento”

Mais informação em http://www.colegio.fundacao-alentejo.pt .

LLL-Aprendizagem ao longo da Vida

O desenvolvimento e crescimento desta área de intervenção da Fundação corresponde ao diagnóstico efetuado e que permite concluir pela necessidade de induzir a mudança no tecido económico da região promovendo um desenvolvimento sustentado e sustentável.

A Fundação Alentejo assume assim um conjunto de objectivos nesta área orientados para a região, mas alicerçados na estratégia nacional definida para este público:

• - Concorrer para a generalização da escolaridade básica a toda a população e para uma efectiva literacia para todos os cidadãs e cidadãos activos;
  • - Contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades de educação e formação a todos as cidadãs e cidadãos activos;
  • - Promover, junto de todas as cidadãs e cidadãos activos, uma crescente atitude e compromisso pessoal com uma estratégia de formação ao longo da vida;
  • - Oferecer respostas e percursos diferenciados, tendo em conta as necessidades específicas de diferentes grupos sociais e as dinâmicas locais e regionais do mercado de trabalho, em função de diagnósticos regularmente aferidos.

Aceder ao site "Formações Modulares Certificadas" em:
www.fundacao-alentejo.pt/fmc

De 2001 a 2012, a Fundação Alentejo promoveu, no quadro da qualificação de adultos, a implementação dos processos de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no Alentejo Central, a partir do seu Centro sedeado em Évora, e, desde 2008, também no Alto Alentejo, a partir do Centro da Fundação Alentejo instalado em Elvas.

Ao longo dos 11 anos de funcionamento (primeiro do Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, depois, a partir de 2006, do Centro Novas Oportunidades) a Fundação Alentejo assumiu a responsabilidade e os desafios inerentes à sua missão no território alentejano, numa perspetiva contínua de inovação, evolução e aperfeiçoamento de uma intervenção pedagógica e formativa vocacionada para adultos que, por diversos motivos, interromperam os seus estudos.

Consideramos que o trabalho que desenvolvemos permitiu reforçar, no nosso território, a missão da Fundação Alentejo e o desiderato da Aprendizagem ao Longo da Vida.

(ver mais)

• EPRAL