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Como se desenvolve o processo RVCC?
Os processos de RVCC podem conduzir a uma certificação escolar e/ou profissional. O processo
desenvolve-se ao longo de um conjunto de sessões, individuais e em pequenos grupos, durante as quais
os candidatos, apoiados por profissionais de RVC, identificam, avaliam e reflectem sobre as suas
experiências de vida e sobre as aprendizagens mais relevantes que elas lhes proporcionaram.
Recolhem evidências que comprovem essas aprendizagens e começam a organizar um portefólio que
constitui o instrumento privilegiado de avaliação de cada pessoa. Esta primeira fase do processo de RVC
de identificação das competências transversais é comum tanto aos processos de certificação escolar,
como aos de certificação profissional, sendo integrada nos de dupla certificação.
Para a obtenção de uma certificação ESCOLAR, o adulto e o profissional de RVC, com o apoio dos
formadores das diferentes áreas de competências-chave, avaliam e aprofundam o trabalho realizado na
primeira fase do processo, correlacionando as competências evidenciadas por cada adulto com as que
integram os Referenciais de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos de nível básico ou
secundário.
O processo desenvolve-se com recurso a entrevistas individuais e colectivas e a instrumentos variados que
apoiam a recolha e a sistematização das evidências que comprovem os saberes e as competências a
certificar.
Caso se verifique que os candidatos têm competências em falta, face ao referencial em causa, serão
desenvolvidas formações de curta duração ajustadas às suas necessidades.
O processo culmina com a apresentação do candidato perante um júri de Certificação, composto pela
equipa que o acompanhou ao longo do processo e por um avaliador externo ao Centro Novas
Oportunidades, que valida as competências detidas e propõe a certificação escolar, parcial ou total das
respectivas competências. No caso de ocorrer uma certificação parcial, a equipa do CNO define o percurso
formativo a realizar pelo adulto para concluir o respectivo nível de escolaridade.