Fundação Alentejo © Todos os direitos Reservados. Como se desenvolve o processo RVCC? Os processos de RVCC podem conduzir a uma certificação escolar e/ou profissional. O processo  desenvolve-se ao longo de um conjunto de sessões, individuais e em pequenos grupos, durante as quais  os candidatos, apoiados por profissionais de RVC, identificam, avaliam e reflectem sobre as suas  experiências de vida e sobre as aprendizagens mais relevantes que elas lhes proporcionaram.  Recolhem evidências que comprovem essas aprendizagens e começam a organizar um portefólio que  constitui o instrumento privilegiado de avaliação de cada pessoa. Esta primeira fase do processo de RVC  de identificação das competências transversais é comum tanto aos processos de certificação escolar,  como aos de certificação profissional, sendo integrada nos de dupla certificação.  Para a obtenção de uma certificação ESCOLAR, o adulto e o profissional de RVC, com o apoio dos  formadores das diferentes áreas de competências-chave, avaliam e aprofundam o trabalho realizado na  primeira fase do processo, correlacionando as competências evidenciadas por cada adulto com as que  integram os Referenciais de Competências Chave de Educação e Formação de Adultos de nível básico ou  secundário.  O processo desenvolve-se com recurso a entrevistas individuais e colectivas e a instrumentos variados que  apoiam a recolha e a sistematização das evidências que comprovem os saberes e as competências a  certificar.  Caso se verifique que os candidatos têm competências em falta, face ao referencial em causa, serão  desenvolvidas formações de curta duração ajustadas às suas necessidades.  O processo culmina com a apresentação do candidato perante um júri de Certificação, composto pela  equipa que o acompanhou ao longo do processo e por um avaliador externo ao Centro Novas  Oportunidades, que valida as competências detidas e propõe a certificação escolar, parcial ou total das  respectivas competências. No caso de ocorrer uma certificação parcial, a equipa do CNO define o percurso  formativo a realizar pelo adulto para concluir o respectivo nível de escolaridade.